INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Oficinas
Oficinas
01 - Produção de Jornais digitais
Rodrigo Apolinário - Campina Grande – PB
Abordagem: Entendendo que jornal digital não é somente a publicação de um jornal impresso no ambiente online, a oficina vai responder sobre o que é jornal digital e suas vertentes contemporâneas, o que é jornalismo online, mostrar quais as diferenças do texto jornalístico publicado no meio digital para o divulgado em outras mídias, exercitar a melhor forma de escrever jornalisticamente no ambiente online, bem como apresentar, de maneira dinâmica, como o jornal digital pode ser instrumento de evangelização.
02 - Elaboração de projetos para captação de recursos
Francisco Morais - Natal - RN
Abordagem: Atualmente, a captação de recursos para garantir a sustentabilidade de projetos é um desafio para as instituições. Esta oficina destina-se às pessoas que trabalham nas pastorais, movimentos e serviços da Igreja ou noutras instituições (organizações governamentais e não-governamentais, empresas privadas, escolas e outras), nas quais há necessidade de elaboração, monitoramento e avaliação de projetos. A oficina une reflexões teóricas e exercícios práticos de elaboração de projetos.
03 - Marketing digital
Cristiano Cassimiro - Recife – PE
Abordagem: Cybermarketing, a internet, objetivos e estratégias, pesquisa de marketing, tipos de marketing digital, táticas, modelo de plano de marketing digital, como vender produtos na internet, conceito de marketing, origem do mercado, tipos de consumidores, o poder das mídias sociais.
04 - Comunicação e liturgia na mídia
Pe. Héliton Marconi - Caicó - RN
A Liturgia é a comunicação da ação de Deus que atinge o ser humano por inteiro: seu intelecto, suas emoções e seus sentimentos. O objetivo é mostrar que os elementos da comunicação são intrínsecos às celebrações litúrgicas dando uma maior dinamicidade. Durante a oficina, seremos guiados pela seguinte pergunta: Como melhor preparar, organizar e harmonizar o espaço litúrgico e o espaço midiático tendo em vista as suas linguagens e os seus elementos?
05 - Catequese digital
Marcos Filipe - Maceió - AL
Sabemos que a palavra catequese significa fazer ecoar. Ecoar os ensinamentos de Jesus a todas as pessoas e das mais variadas formas. Diante da atualidade a Catequese assimila os novos meios, principalmente os digitais. Criando, recriando e inovando na Evangelização, mantendo firme a sua finalidade de Educar na Fé.
A oficina irá oferecer uma fusão de teoria e prática. Através de uma reflexão de como podemos utilizar as novas ferramentas tecnológicas nos vários níveis de evangelização e catequese.
Assim a oficina é destinada aos catequistas e a todos agentes de pastorais que trabalham com evangelização de crianças, jovens e adultos.
O participante terá a oportunidade de elaborar produtos catequéticos digitais, tais como blogs, vídeos e áudios. Passando pelas diversas etapas de elaboração: projeto, execução e produto final.
06 - Cerimonial e organização de eventos
Rosângela Ribeiro e Roseane Moreira (R2 Consultoria & Negócios)- Maceió - AL
Abordagem: Ética, planejamento e gerenciamento estratégico, gestão e prática de eventos católicos, gestão de marketing, gestão de custos, gestão de pessoas, apoio operacional, apoio logístico, etiqueta social, técnicas de cerimonial e protocolo, e avaliação pós-evento.
07 - Planejamento de Publicidade e Propaganda
Oscar Mariano - Caruaru - PE
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Pode-se traçar a história da publicidade desde a antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento. Assim, analisaremos todas as etapas de um planejamento de publicidade e propaganda além de todos os passos para executá-los. Além de abordarmos: diferença entre publicidade e propaganda, Marketing e Propaganda, áreas de atuação do profissional de publicidade, Publicidade e Propaganda na Igreja.
08 - Pastoral da Comunicação
Irmã Elide Fogolare - CNBB
Objetivos - Oferecer elementos indispensáveis para criar e animar a Pastoral da Comunicação nas comunidades. Apresentar o importante papel da comunicação como instância vital para a propagação da palavra de Deus. Qualificar tecnicamente agentes de pastoral para o desenvolvimento de projetos de comunicação.
Justificativa - A comunicação vem sendo considerada nexo prioritário na Igreja. São inúmeras as observações que assinalam a imprescindibilidade do processo comunicativo para a construção do Reino de Deus. No entanto, geralmente os agentes envolvidos (padres, religiosos e religiosas, leigos) não sabem como estabelecer parâmetros adequados para o exercício efetivo e eficaz da comunicação na Igreja. Tal problema se agrava com o estágio atual das redes comunicacionais, profundamente marcadas pela técnica. Em meio a esse panorama, vários questionamentos em busca de uma resposta despontam: Como fazer dessa instância, a comunicativa, um espaço importante para dinamizar a comunidade? Como explorar as várias faces da comunicação? Como fazer dos instrumentos midiáticos veículos colaboradores no projeto de evangelização? Como instaurar a Pastoral da Comunicação de forma integrada nas comunidades? De que modo atuar em sintonia com as coordenações regionais e nacional? Essa oficina procura, desse modo, discutir e traçar linhas para a formação e consolidação da Pastoral da Comunicação nas comunidades, discutindo com os participantes os modos possíveis de seu desenvolvimento em cada caso específico.
09 - Produção de programas radiofônicos
Niil Júnior - Afogados da Ingazeira - PE
Conteúdo: Atualização, novas linguagens, capacitação técnica e reflexões sobre ética profissional, aprimoramento técnico; Como produzir um programa de Rádio; Rádio Notícia x Rádio Musical; Importância e abrangência do rádio; Debate – A Igreja e o Rádio; Ética profissional x Imparcialidade; Linguagem do veículo e público alvo; Técnicas de Locução.
10 - Assessoria de imprensa na Igreja
Márcia Marques - Campinas Grande - PB
Abordagem: Partindo da definição de Assessoria de Imprensa, a oficina pretende discutir o seu papel no mundo da informação e oferecer dicas de como fazer uma boa assessoria de imprensa. Pretende-se, ainda, clarear a diferença entre Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação, além de discutir sua relação com a Pastoral da Comunicação e apresentar os serviços específicos de um/a assessor/a de imprensa.
11 - Convergência de Mídias
Pe. Manoel Filho - Salvador – BA
Convergências de mídias: Em uma realidade que converge sobre todos os aspectos, causa e consequência é a convergência midiática. Aprender a pensar TAMTA, reconfigurar a razão e resiginificar o olhar sobre o mundo e a nova pessoa que surge faz parte do conteúdo dessa oficina.
12 - Comunicação e arte da Xilogravura
Edilson Oliveira - Goiana - PE
Abordagem: A oficina traz uma forma de trabalhar a arte da Xilogravura em nossos processos de comunicação, juntando o processo artesanal a midiático. A Xilogravura é típica de nossa região para ilustrações, dando assim um processo de comunicação visual, ilustrando a literatura de cordel, livros, campanhas publicitárias, etc...
Metodologia: abordagem do conceito da xilogravura, regras de marcação, conhecimento de ferramentas, tintas, papel e outros requisitos para execução, construção de matriz, entitamento e impressão.
Execução: A técnica em que se entalhar na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo.
13 - Rádio Jornalismo
Imaculada Del Padre - Milícia da Imaculada - SP
Abordagem: o objetivo desta oficina é trabalhar os aspectos básicos da linguagem, usos e técnicas do radiojornalismo de forma ética.
Ajudar os Agentes Pastorais na utilização das técnicas de elaboração de jornal para o rádio, desenvolvendo o conhecimento das potencialidades do meio católico, aliado ao estudo do jornalismo praticado no rádio atual.
Radiojornal - Linguagem do rádio/ Técnicas de elaboração/ Dicas
Redação da Notícia Radiofônica – Regras e técnicas
(Produção de textos, boletins, notas/ Reportagem)
Técnicas /Elaboração de pautas
Práticas internas do dia-a-dia.
14 - Produção de Textos Jornalísticos
Ir. Joana Puntel - Paulinas - SP
Abordagem: Como escrever dentro da concepção escrita jornalisticamente, levando em consideração a análise e o exercício dos diferentes gêneros jornalísticos: notícia, entrevista, editorial, reportagem, etc.
A Oficina visa desenvolver no participante a capacidade de escrever profissionalmente, seja para um boletim, seja para um jornal ou revista.
Seminários
01 - Educomunicação
Francisco Morais - Natal – RN
Abordagem: Além de um passeio histórico sobre as práticas pedagógicas que levaram ao encontro da educação e da comunicação, e dos conceitos que daí emergiram, este seminário prevê uma metodologia participativa, na qual os participantes se enriqueçam com a troca de experiências e construam linhas orientadoras para as suas próprias práticas, junto aos grupos onde atuam (pastorais, escolas, ONGs e outras).
02 - Mística do comunicador cristão
Ir. Elide Fogolari - CNBB
Abordagem: Contextualiza a mística cristã e como ela acontece no cotidiano das nossas vidas. Aprofunda a mística do comunicador a exemplo dos grandes místicos, como Santo Agostinho, São Paulo, Teilhard de Chardin, São Francisco, entre outros. Lembra alguns místicos contemporâneos e profetas da comunicação como Dom Helder Câmara, Tiago Alberione, Dom Bosco. Expõe e trabalha a grande necessidade do comunicador ser místico na atual conjuntura. Na dimensão do místico comunicador cristão é possível realizar as maravilhas do Pai no seio da humanidade.
03 - Aplicação do marketing político na Igreja Católica
Cristiano Cassimiro - Recife - PE
Abordagem: origem do mercado, conceito de marketing político e eleitoral, o que é política, marketing católico, pesquisa de marketing, planejamento, objetivos e estratégias do marketing político, os veículos de comunicação de massa, visão da Igreja Católica e o candidato e a opinião pública.
04 - Utilização de redes sociais em campanhas de evangelização
Ir. Joana Puntel - Paulinas - SP
Abordagem: distinção de redes sociais e redes sociais digitais interativas. Surgimento, desenvolvimento e impacto das redes sociais interativas como uma “reviravolta” nos processos comunicativos da sociedade contemporânea. O internauta (já como Internet tradicional) e a emergência do WEB ATOR: a grande mudança no processo de comunicação, pois o “receptor” se torna co-produtor; co-criador. Tal fato apresenta uma fundamental transformação na “esfera conversacional”, e provoca alterações nos métodos educacionais e pastorais. A nova evangelização dependerá muito da utilização das redes sócias digitais interativas. Nelas, a evangelização deve estar preparada para essa nova modalidade de educar-se e viver a vida cristã.
05 - A influência da indústria cultural na sociedade
Rodrigo Apolinário - Campina Grande - PB
Partindo dos conceitos de indústria e cultura, seguindo através das discussões apresentadas pela Escola de Frankfurt (Alemanha) que, na década de 1940, apresenta o termo “indústrias culturais” e passando por teóricos do final do século XX e início do século XXI que aprofundam esse termo, o seminário pretende debater até que ponto, no ambiente industrial/cultural contemporâneo, o criador é transformado em trabalhador e a cultura em produtos culturais, bem como observar “vantagens” e “desvantagens” desse processo. Para tanto, com esse conteúdo, pretende-se estimular a consciência crítica dos participantes em relação a tudo o que se vê, ouve, lê e interage, através das mídias.
06 - Comunicação integrada a serviço da Igreja Católica
Pe. Manoel Filho - Salvador - BA
Comunicação Integrada a serviço da Igreja: Compreender que comunicação é um processo integrador e integrado nas formas e nos conteúdos e começar a pensar em vista de um novo agir na utilização dos medias é o objetivo desse seminário.
07 - Cibersacro: novas relações entre os jovens católicos e a cibercultura.
Rodrigo Rios - Maceió - AL
O ciberespaço visto como um ambiente comunicacional, estimula o desenvolvimento dos meios de trocas simbólicas e forma uma cultura específica: a cibercultura, que inter-relaciona informação, comunicação e tecnologia. Esta influencia a sociedade contemporânea, fomentando novas relações de espaço e mundo. Nestes relacionamentos, os jovens católicos interagem com o ciberespaço em busca do cibersacro, ou seja, expressões do sagrado no mundo virtual.
08 - Comunicação e Cidadania
Imaculada Del Padre - Milícia da Imaculada - SP
O objetivo deste Seminário é levar os participantes a refletirem sobre a questão da comunicação e da cidadania, debatendo com eles sobre a importância da comunicação para garantir a cidadania nas comunidades mais pobres e os direitos delas à informação.
Os meios de comunicação compartilham do poder de educar, embora nem sempre o façam indo ao encontro do bem-estar comum. Revelam-se como espaço de aprendizado das pessoas para o exercício de seus direitos e a ampliação da cidadania.