Assessores

Cristiano Silva Cassemiro 
Atualmente é mestrando na UFRPE, no PADR – Programa de Administração e Desenvolvimento Rural. É Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Marketing pela FAFIRE e, MBA em Finanças. Leciona na Faculdade Joaquin Nabuco, em Recife, as disciplinas de Planejamento Estratégico, Administração Financeira e Orçamentária e O.S.M. É ex-professor de Administração Óptica, do curso de extensão da UFRPE. Está sempre escrevendo artigos na Revista Paróquias e Casas Religiosas. Trabalhou na Editora Paulus durante sete anos. Nasceu em Aracati-Ce, no dia 12 de junho de 1978, que fica a 130 km de Fortaleza. Tem duas irmãs e, os pais continuam morando na mesma cidade. Ex-Irmão Marista onde teve a oportunidade de estudar Teologia e Filosofia com Irmãos Maristas e Professores bem preparados. Mora em Recife a mais de nove anos, casado e ainda não tem filhos. Já foi catequista, coordenador de grupo de jovens e trabalhou catequizando crianças através do Futebol. Atualmente faz parte da paróquia de Apipucos.


Rodrigo Apolinário
É membro do Movimento dos Focolares e nos anos de 2009 e 2010 foi assessor de comunicação da Diocese de Campina Grande-PB. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestrado em Literatura e Interculturalidade (UEPB) e é estudante das especializações em Cultura e Meios de Comunicação: uma abordagem teórico-prática (SEPAC/PAULINAS/ PUC-SP) e Mídia e Assessoria de Comunicação (Cesrei Faculdades). Atualmente é repórter da TV Itararé (afiliada da TV Cultura), em Campina Grande-PB, correspondente no Nordeste da Revista Família Cristã (Editora Paulinas) e Mestre de Cerimônia em eventos religiosos, acadêmicos e artísticos. Na sua trajetória profissional já foi editor do site Cordel Campina, repórter do Jornal da Paraíba e da Rádio Lagar FM, bem como membro das equipes de Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos do SESC-PB, SEBRAE-PB, Parahyba Convention Bureau e Teatro Severino Cabral.


Edilson Oliveira
 
É natural de Goiana, mata-norte de Pernambuco, Autodidata em Artes, Xilogravador, Artesão Ceramista, Desenhista/Ilustrador, - Profissional em Aerografia/Grafitagem - Desing Gráfico - Membro da AUAG (Associação da União dos Artesãos de Goiana/PE) exercendo a função de Diretor Executivo, Membro da Coordenação da PASCOM na Diocese de Nazaré/PE, Membro do Jornal O Rosário, exercendo a função de Diagramador e Editor/Redator - Web Desing pela ABED(Associação Brasileira de Educação a Distância) Cursos 24 Horas - Fomentador Cultural no curso de Elaboração de Projetos Culturais pelo Ponto de Cultura Alafiá - Músico Contrabaixista e Colunista/Chargista da Revista Vitrine Regional-Goiana/PE e do Blog do Anderson Pereira.


Imaculada Del Padre
Formada em jornalismo pela Universidade Metodista – SBC – SP, desde 1987 no cargo de jornalista na Fundação Padre Kolbe de Rádio e TV – Rádio Imaculada Conceição, desde 1995. De início, elaborava e gravava pequenos boletins de notícias da Igreja do Brasil e no mundo. Preparava pautas para entrevistas. Realizava entrevistas com bispos de todo o Brasil. Criou o Departamento de jornalismo da Emissora, em 2000, dando início a produção e apresentação do jornal Milícia Sat - 1ª. Edição (12h30 às 13hs) e, em 2001, passou a Produzir e apresentar o jornal Milícia Sat - 2ª. Edição (18hs às 19hs). Produz e apresenta a Palavra da CNBB – (entrevista com bispos do Brasil) com 05 minutos, de segunda à sexta feira, para a RCR (Rede Católica de Rádio). Produz e elabora notíciário para boletins ao vivo na programação diurna, segunda à sexta feira, na Rádio Imaculada Conceição - SP. Realiza reportagens externas nos grandes eventos da Igreja no Brasil. Produz pautas para entrevistas com bispos, jornais especiais – catequéticos/civis, entrevistas e séries especiais catequéticas (com 5 capítulos). O jornal Milícia Sat foi premiado 3 vezes com o “Premio Microfone de Prata”, conferido pela Unda Brasil (União de Radiodifusão Católica), com apoio da CNBB.


Elide Maria Fogolari
Pertence à Congregação das Irmãs Paulinas, cujo carisma específico é anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos com a comunicação. Nasceu no Lageado Barracão, RS, é mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, especialização em Educação pela Comunicação, também pela ECA/USP e graduação em jornalismo pela UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco. Foi assessora de comunicação nas Dioceses de Recife, Curitiba e em Porto Alegre, Coordenadora Regional da Pascom. Criou e coordenou o Curso de Pós Graduação Lato Sensu do SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação, “Cultura e Meios de Comunicação: uma abordagem teórico-prática” com a colaboração de profissionais e pesquisadores da área. Atualmente é assessora do Setor de Comunicação da CNBB. Foi professora de Comunicação no ITESP- Instituto Teológico São Paulo e no Studium Teológico de Curitiba, PR. Ministra cursos, sobretudo, na área de Pastoral da Comunicação.

  
Nill Júnior
 
É radialista, Gerente de Programação da Rádio Pajeú de Educação Popular (Afogados da Ingazeira-PE) e correspondente da Folha FM (Recife). Com quase 20 anos dedicados à radiodifusão, foi vencedor do Prêmio Microfone de Prata 2007 (CNBB) na categoria Programa de Entretenimento pela condução do Programa Manhã Total. É também correspondente da Rede Vida de Televisão e responsável por um blog de notícias na Internet.
  

Francisco das Chagas de Morais
Mestre em Estudos da Linguagem – UFRN, especialista em Comunicação para a Pastoral – UNISINOS/RS, ex-presidente da União Cristã Brasileira de Comunicação Social – UCBC – São Paulo – SP e colaborador da Pascom da Arquidiocese de Natal.


Padre Manoel Filho
Baiano de Cruz das Almas, sacerdote da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, coordena a PASCOM Arquidiocesana. Licenciado em História e Bacharel em Teologia pela Universidade Católica de Salvador, tem especialização em comunicação pelo SEPAC e é Master em Jornalismo pelo IICS/Universidade de Navarra. É Professor da Universidade Católica de Salvador na área de Pastoral.


Joana T. Puntel
Pertence à Congregação das Irmãs Paulinas, cujo carisma específico é anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos com a comunicação. Possui graduação em Jornalismo, mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de S. Paulo – Umesp, doutorado em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pós-doutorado pela The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra). É orientadora pedagógica do Serviço à Pastoral da Comunicação – Sepac, onde atua também como professora de pós-graduação; docente na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – Fapcom; membro da Equipe de Reflexão sobre Comunicação da CNBB; docente no ITESP. É pesquisadora, conferencista e dirige seminários na Pastoral da Comunicação no Brasil e no exterior e tem várias publicações.


Marcos Filipe
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro do Grupo de Pesquisa Mídia e Religião da mesma instituição. Catequista há dez anos pertence atualmente a Coordenação de Catequese da Arquidiocese de Maceió, escritor do jornal O Semeador e do Portal da mesma Arquidiocese.


Padre Héliton Marconi
Natural da cidade de Parelhas-RN, é atualmente administrador da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Cruzeta (RN). Formação: Graduado em Filosofia, Teologia e mestre em Comunicação social/ Radio e TV pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Tem experiência nas preparações das cerimônias litúrgicas e em celebrações transmitidas através do Rádio e da TV.


Oscar Mariano
Nasceu em Caruaru – PE, casado, tem dois filhos. Formado em Publicidade e Propaganda e Pós-graduado em Marketing pela Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP).
É assessor de comunicação da Diocese de Caruaru, correspondente da Pastoral da Criança e Secretário da PASCOM, do Regional NE – 2 da CNBB. 


Márcia Marques Cavalcante
Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual da Paraíba. Atuou como assessora de imprensa da Orquestra Sinfônica de Campina Grande, Assistente de Editorial e Informativo da Escola Técnica Redentorista, além de atuar como Free lancer para jornais impressos e TV. Atualmente, Assessora de Imprensa da Diocese de Campina Grande e articuladora diocesana da Pastoral da Comunicação. Experiência de 12 anos como catequista de preparação para a Primeira Eucaristia.


Rosângela Ribeiro
Conferencista nas áreas de comunicação, liderança, bom atendimento, vendas e motivação. Especialista em Consultoria de Empresas e Graduada em Comunicação Social. É Sócia da R2 Consultoria & Negócios Ltda aonde vem se dedicando ao aperfeiçoamento e a capacitação profissional de executivos em todos os níveis e a projetos e comercialização de cursos de pós-graduação. Consultora pedagógica inovando em várias metodologias de ensino. Atua como apresentadora e produtora de programas de rádio há 13 anos, onde conquista seus ouvintes através da alegria contagiante.
Roseane Moreira
Administradora de Empresas, MBA em Marketing pela FGV e pós-graduação em Consultoria. É Sócia da R2 Consultoria & Negócios Ltda, onde desenvolve trabalhos de consultoria na área comercial e comportamental das empresas, e de desenvolvimento de equipes de vendas. Atua como palestrante versátil em motivação, qualidade no atendimento e vendas, conhecida pela alegria e integração com a platéia. É sócia da Digma Representações Ltda, representando a Itambé e a Bunge Alimentos no Estado de Alagoas, extraindo de sua vida prática o conteúdo usado em suas palestras e cursos.

Rodrigo Rios


Técnico em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-AL); Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com monografia sobre “Reconfigurações da atividade Jornalística no Ciberespaço: um estudo de dois casos de veículos cibermidiáticos”. Filosofia pelo Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção; Pós-graduado em Cultura e Comunicação pelo SEPAC/PUC-SP com monografia sobre “A busca dos jovens católicos pelo Cibersacro”. Pós-graduando em Teologia Bíblica pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro. Atualmente é seminarista em estágio pastoral, e atua como membro da Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Maceió e repórter do jornal O Semeador.