4º Mutirão de Comunicação reúne comunicadores de todas as dioceses do Regional Nordeste 2


A cidade de Maceió se tornou sede do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2, um evento promovido pela Igreja Católica para promover o diálogo entre fé e cultura, durante os dias 28 a 30 de outubro deste ano. Cerca de 400 pessoas de todas as 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte participaram do Muticom que abordou sobre “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”. 

Na abertura, a religiosa Joana Puntel, pós-doutora em comunicação, realizou a conferência sobre o tema geral e afirmou que falar de comunicação implica não somente acompanhá-la no mercado, mas também os paradigmas da cultura digital, sempre ressaltando a necessidade de ser artífice da evangelização nesta ambiência. Ao término de sua exposição, Ir. Puntel foi extremamente ovacionada pelos presentes. 

O sábado foi reservado à participação de 14 oficinas que ocorreram simultaneamente, sendo assessoradas por diversos comunicólogos de todo o Brasil. O último dia foi dedicado à análise crítico-reflexiva nos oito seminários promovidos, onde os participantes discutiram sobre a importância da comunicação na Igreja em suas mais variadas formas de pastoral. 

Ações de destaque 

O 4º Muticom teve como um dos marcos principais o lançamento da Agência de Notícias João Paulo II, formada por correspondentes de todas as dioceses do Regional Nordeste 2. A iniciativa está sob a tutela de Mayara Renata, Assessora de imprensa da CNBB NE 2, com sede em Recife (PE), da jornalista Márcia Marques, Diocese de Campina Grande e do Seminarista e webdesigner Jerônimo Pereira, Alagoas. 

O próximo Mutirão de Comunicação Regional será realizado em Campina Grande (PB) no ano de 2014. No mês de março de 2013 haverá reunião para definições sobre este evento e neste mesmo ano acontece o Mutirão de Comunicação Nacional na Arquidiocese de Natal (RN). 

Durante reunião dos articuladores diocesanos foi eleita a nova coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2, tendo a jornalista Márcia Marques da Diocese de Campina Grande (PB) como Articuladora geral e Sandra Cavalcante da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) como Secretária. Dom Manoel Delson permanece como Bispo Referencial e Pe. Eduardo Tadeu ou Pe. Moisés fará parte da equipe como Membro do Conselho. 

"Assumir o Regional é uma grande responsabilidade que a faço como muito carinho; pois há co-responsabilidades na articulação, já que irei trabalhar com muitas pessoas competentes, oriundas de realidades diversas. Sei que tudo irá dar certo por conta do amor visível das mesmas a esta missão”, relata a nova Articuladora. 

Fonte: Rodrigo Rios – MteAL 

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário