Teve início na manhã deste sábado (29) quatorze oficinas sobre diversas temáticas de comunicação. As mesmas estão sendo ministradas por assessores da Pastoral da Comunicação local, regional e nacional.
A oficina Produção de Programas Radiofônicos teve a assessoria do radialista Nill Júnior, da Rádio Pajeú, em Afogados da Ingazeira, Pernambuco. Para ele, “o 4º Muticom é uma ocasião ímpar para os que trabalham com os meios de comunicação a serviço da evangelização, pois, a gente não somente repassa conhecimento, mas adquire muito mais com as experiências dos congressistas”, frisou. Numa de suas falas discorreu sobre como deve ser produzido um programa radiofônico. “No rádio nada deve ser improvisado. Mesmo as músicas que serão levadas ao ar, as vinhetas que serão utilizadas, os textos que serão lidos, os tópicos abordados, tudo tem que estar devidamente organizado; e mais, o destinatário de nossa programação é muito inteligente e percebe tudo o que levamos ao ar, daí todo programa radiofônico deve ter uma pauta, e ser bem pensado”, concluiu Júnior.
Outra oficina bastante concorrida é a de Comunicação e Liturgia na Mídia, tendo a assessoria do Pe. Héliton Marconi, da Diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte. “A liturgia é a comunicação da ação de Deus que atinge o ser humano por inteiro: seu intelecto, suas emoções e seus sentimentos. O objetivo desta oficina é mostrar que os elementos da comunicação são intrínsecos às celebrações litúrgicas dando uma maior dinamicidade. Comunicação e liturgia são partes de uma mesma realidade e, aliadas, dão um novo rosto à ação litúrgica, um rosto acolhedor e comunicativo que cativa e envolve as pessoas ajudando-as a celebrar o mistério com alegria, fé e vibração”, destacou o sacerdote assessor. Ante essa explanação, José Francelúcio Mendes, da Pastoral da Comunicação da Paróquia Sagrada Família, em Belém, no estado da Paraíba, disse que “estas orientações capacita-nos a um melhor dinamismo em nossa liturgia, como por exemplo, nas transmissões de Missas pelo rádio, televisão ou internet”.
Dentre as demais temáticas que estão sendo trabalhadas, encontram-se: Produção de Jornais Digitais; Elaboração de Projetos para Captação de Recursos; Marketing Digital; Catequese Digital; Cerimonial e Organização de Eventos; Planejamento de Publicidade e Propaganda; Pastoral da Comunicação; Assessoria de Imprensa na Igreja; Convergência de Mídias; Comunicação e Arte da Xilogravura; Rádio Jornalismo e Produção de Textos Jornalistas. Todas elas têm como metodologia a conciliação da teoria com a prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário