Organização Arnon de Mello e Seminário Arquidiocesano de Maceió tornam-se extensão de oficinas do 4º Muticom

As quatorzes oficinas do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB tiveram continuidade no período vespertino do sábado (29). Os assessores abordaram a dimensão prática das mesmas, visto que no período matutino havia sido abordada a dimensão teórica. Na ocasião, dois estúdios de rádio da Organização Arnon de Mello e a capela do Seminário Nossa Senhora da Assunção, da arquidiocese de Maceió, serviram de palco para oficinas. 

A Organização Arnon de Mello (OAM) abriu suas portas para os integrantes da oficina Produção de Programas Radiofônicos a fim de que esses observassem de perto a condução de um programa de rádio. Orientados por Ada Mello, colaboradora da OAM e membro da Pastoral da Comunicação da arquidiocese de Maceió, os congressistas puderam adentrar nos estúdios das rádios Gazeta Web e Gazeta FM. “Esta passagem de vocês em nossos estúdios de rádio vem engrandecer a Organização Arnon de Mello que é pioneira em comunicação no estado de Alagoas. Sinto-me agradecida a coordenação do 4º Muticom em trazê-los aqui, porque neste ano celebramos o centenário de nascimento do saudoso senador Arnon de Mello, que foi um visionário no tocante as comunicações sociais”, diz a senhora Mello. 

Após visita ao estúdio da Rádio Gazeta Web, que também é veiculada por frequência AM, os congressistas visitaram a Gazeta FM no intuito de observarem os dois modos de fazer um programa radiofônico. Segundo o locutor e jornalista Douglas Lopes, que trabalha nas duas emissoras, “cada uma tem um perfil de ouvintes e o locutor deve se adequar a eles. Por exemplo, a FM comporta um público bastante jovem o que exige uma programação mais musical e interativa, enquanto que na AM o público, geralmente, está acima dos quarenta anos de idade, e querem ouvir uma programação de conteúdo jornalístico, tipo entrevistas, notícias etc. Vale dizer que tanto em uma quanto em outra, os ouvintes não procuram mais um locutor, mas sim um verdadeiro comunicador, isto é, aquele que munido de novas técnicas de comunicação, como a impostação de voz, sabe interagir com o ouvinte”, destacou Lopes. 

Na capela do Seminário aconteceu a gravação da “Santa Missa em seu lar”, que é veiculada nas manhãs de domingo pela Tv Gazeta, filiada da Rede Globo e integrante da Organização Arnon de Mello. A Missa contou com a presença de membros da oficina Comunicação e Liturgia na Mídia, que teve a presidência do assessor Pe. Héliton Marconi, que disse estar muito contente com a organização do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 pela eficiência com a qual foi pensada toda a estrutura do evento e, principalmente, os locais das oficinas. 

O diácono permanente Inaldo Pita, da arquidiocese de Maceió, e responsável pela transmissão da “Santa Missa em seu lar”, demonstrou muita satisfação ao falar que “nada melhor do que recebermos nesta Celebração Eucarística alguns sacerdotes, diácono e demais leigos envolvidos na Pascom do nosso regional”. O Pe. José Barros, da diocese de Salgueiro, e o diácono permanente Edjasme Lima, da diocese de Garanhuns, concelebraram a Eucaristia. 

As oficinas encerraram-se com as atividades práticas que serviram de subsídios para os participantes do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2, que está sendo realizado no Colégio Santa Madalena Sofia até este domingo (30), na capital das Alagoas, Maceió. 

 Fonte: Assessoria de Imprensa

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário