Seminários do 4º Muticom atraem congressistas, com temas muito pertinentes a realidade comunicacional

O último dia do 4º Muticom foi marcado pela realização de oito seminários, tendo como finalidade aprimorar a reflexão crítica acerca de temas ligados a comunicação. As temáticas foram: Educomunicação; Mística do Comunicador Cristão; Aplicação do Marketing Político na Igreja Católica; Utilização de Redes Sociais em Campanhas de Evangelização; A Influência da Indústria Cultural na Sociedade; Comunicação Integrada a Serviço da Igreja Católica; Cibersacro: novas relações entre os jovens católicos e a cibercultura; e Comunicação e Cidadania. 

O seminário “Utilização de Redes Sociais em Campanhas de Evangelização” atraiu muitos congressistas, especialmente a juventude, que foi presença maciça no 4º Muticom. Tal temática teve a mediação da jornalista Ir. Joana Puntel, pós-doutora em Comunicação, que afirmou: “a nova evangelização dependerá muito da utilização das redes sócias digitais interativas. Nelas, a evangelização deve estar preparada para essa nova modalidade de educar-se e viver a vida cristã”. Para o jovem Emanuel Rodrigues, membro do EJC da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Alagoa Grande/PB, “essa reflexão vem fortalecer aquilo que a gente vive no dia a dia, quando da utilização das redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter etc., que devem ser utilizadas não apenas para o entretenimento, mas, principalmente, para a evangelização”, disse Rodrigues. 

Outra temática juvenil foi o seminário “Cibersacro: novas relações entre os jovens católicos e a cibercultura”, ministrado pelo seminarista Rodrigo Rios, jornalista e especialista em Cultura e Meios de Comunicação. “O objetivo desta temática foi tentar promover nos participantes o interesse pela busca do sagrado no ciberespaço, de acordo com os desafios da pós-modernidade. Não obstante, o feedback do público foi muito positivo, tanto é que o pessoal demonstrou interesse em aprofundar o tema, para evangelizar no ciberespaço munido de uma nova gramática nestes tempos hodiernos”, conclui Rios. 

Todos os seminários tiveram uma ressonância bastante positiva, o que fez do 4º Muticom um verdadeiro espaço de discussão crítico-reflexivo a cerca de temáticas comunicacionais do tempo presente.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário